04.07.2022
Foto com dois homens em pé a dar um aperto de mão

Foi no Salão Nobre dos Serviços da Presidência do Politécnico de Lisboa, com dezenas de docentes e não docentes da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), que decorreu, a 4 de julho, a cerimónia de posse de André Sendin para o segundo mandato na liderança da Escola.

Elmano Margato, presidente do Politécnico de Lisboa aproveitou a cerimónia para lançar o desafio à direção da ESCS e membros da comunidade académica, de realizar o trabalho de construção das condições necessárias para a outorga de doutoramento. Esta questão surge no seguimento da recente aprovação da projeto-lei que prevê a possibilidade, há muito pretendida pelos politécnicos, de conferir o grau de doutoramento, facto que para o líder do IPL confere uma grande responsabilidade às instituições.

foto com dois homens em pé em que um discursa
André Sendin, presidente da ESCS e Elmano Margato, presidente do IPL

“A ESCS é uma das nossas escolas de referência, que pela qualificação do corpo docente, pela afirmação na sociedade e pela especificidade do trabalho lhes dá oportunidade de se projetarem”, ressaltou Elmano Margato.

Para André Sendin poder contar com a forte presença dos colegas da ESCS é “uma motivação para liderar a Escola durante mais 4 anos”. “É um momento simbólico, mas muito importante”, referiu.

Do primeiro mandato o presidente da ESCS recorda o “trabalho difícil, em cenários incertos”, referindo-se à pandemia. “Virando a página estão criadas as condições para olharmos para o futuro e para fazermos uma liderança partilhada da Escola, não só com a presidência, mas também o Conselho de Representantes, o Conselho Técnico-Científico e o Conselho Pedagógico. Sermos proativos na gestão da Escola, anteciparmos cenários e tentarmos construir um futuro”.

O presidente da ESCS falou de quatro desafios para o mandato que hoje inicia: ensino; investigação; internacionalização e novas parcerias. Na equipa da presidência mantêm-se Alexandra David e Sandra Miranda.

foto com duas mulheres e um homem ao centro, em pé frente a bandeiras
Da esq.ª para a dt.ª: Alexandra David, André Sendin e Sandra Miranda

André Sendin é doutorado em Comunicação Social pela Universidade Complutense Madrid, mestre em Gestão de Projectos pela Universidade Aberta e licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa. É docente da Escola desde 1994, ano em que iniciou como Assistente. Foi vice-presidente da ESCS entre 2010 e junho de 2018, ano em que foi eleito presidente.

Sandra Miranda é docente da institução, doutorada em Comunicação Social, mestre em Gestão de Recursos Humanos e licenciada em Sociologia.

Alexandra David é docente da ESCS, doutoranda no ISCTE, em Ciências da Comunicação, mestre em Marketing e Comunicação Organizacional e licenciada em Publicidade e Marketing.

Flickr photos from the Tomada de Posse de André Sendin como presidente da ESCS album.

IMG_3937 by Politécnico de Lisboa

IMG_3937 by Politécnico de Lisboa uploaded on 04 Jul 2022